O que fazemos? Expurgo / Fumigação
Expurgo / Fumigação Expurgo / Fumigação Expurgo / Fumigação

EXPURGO/ FUMIGAÇÃO
(Tratamento Fitossanitário)

Expurgo / Fumigação - Tratamento Fitossanitário
Expurgo / Fumigação - Tratamento Fitossanitário

A qualidade dos produtos agrícolas é proveniente de um sistema integrado de práticas que iniciam antes mesmo da semeadura, se mantém durante o cultivo, na colheita e na pós-colheita. Sendo assim, todo o esforço na cadeia de produção pode ser perdido se o produto depositado vier contaminado por insetos-pragas. Portanto, é de suma importância que o controle seja feito de forma efetiva, para que assim, permita com que os mesmos tenham uma longevidade maior e atendam também, se for o caso, as necessidades básicas para países exportadores.

A fumigação ou expurgo, é uma técnica que visa eliminar pragas, de materiais de origem vegetal, como: grãos armazenados, madeiras e seus derivados, mediante ao uso de inseticidas fumigantes. Esse serviço pode ser realizado nos mais diferentes locais, como: silos, barcaças trens, pilhas, barcos e silos (armazéns, silos de concreto, metálicos). Devido a alta complexidade de trabalho, deve-se estar atento a diversos cuidados especiais para a realização desse trabalho, dentre eles, a execução da vedação perfeita e eficiente, com materiais impermeáveis, para que o gás não escape para fora.

DEVIDO A ALTA COMPLEXIDADE DE TRABALHO, DEVE-SE ESTAR ATENTO A DIVERSOS CUIDADOS ESPECIAIS PARA A REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO:

Produto: Os produtos utilizados pela empresa provêm de fornecedores conceituados de mercado;
Temperatura: A temperatura é um dos fatores decisivos para a fumigação, pois quanto mais rápido for ela, mais rápido será a liberação do gás;
Umidade: Um importante fator para a liberação do gás, na qual, quanto mais alta a umidade, mais rápido esse gás será liberado (FOSFINA);
Dosagem: Sub-dosagens podem acarretar a ineficiência do expurgo, por isso, deve-se aplicar a dosagem correta conforme o tamanho e local de aplicação.
Vedação: Um dos fatores mais importantes para a realização de um expurgo. A vedação a ser realizada no silo, deve conferir hermeticidade ao mesmo, evitando assim vazamento de gás para que o expurgo seja efetivo;
Tempo de exposição: É importante respeitar o tempo de exposição do gás, pois, é fator que definirá a morte de todas as fases do inseto.

FUMIGAÇÃO COM FOSFINA (Ph3)

O inseticida mais indicado e utilizado para as práticas de expurgo, pela facilidade de uso, eficácia, segurança de aplicação e versatilidade. A temperatura e umidade relativa para o local a ser expurgado é de extrema importância, além disso a capacidade de retenção do gás na estrutura (vedação), a dose e tempo de exposição são pilares que definem o sucesso para o expurgo.
A Real Expurgo soma anos de experiência para uma execução eficiente de fumigação com o uso de fosfina, em quaisquer estruturas de armazenagem visando exportação ou conservação do determinado produto.

FUMIGAÇÃO COM BROMETO DE METILA (CH3BR)

A fumigação com brometo de metila é um dos métodos mais eficazes para o controle de pragas em produtos de origem vegetal. É utilizado para evitar com que pragas e doenças sejam disseminadas para outras cidades ou países.
A certificação fitossanitária em embalagens e suportes de madeira (NINF 15), está sendo implantada e adotada por cerca de 170 países da organização mundial de comércio e objetiva principalmente evitar o trânsito de insetos, junto a mercadorias de qualquer natureza para outro país.

A fiscalização de tais embalagens e sua certificação fitossanitária são de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, conforme Instrução Normativa MAPA nº 32/2015 e seguem as NORMAS INTERNACIONAIS PARA MEDIDAS FITOSSANITÁRIAS Nº 15 (NIMF 15) QUE TRATA DA REGULAMENTAÇÃO DE MATERIAL DE EMBALAGEM DE MADEIRA NO COMÉRCIO INTERNACIONAL, DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL PARA A PROTEÇÃO DOS VEGETAIS, DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA - CIPV/FAO.

PRINCIPAIS PRAGAS DOS GRÃOS ARMAZENADOS
- SITOPHILUS ORYZAE (CARUNCHO OU GORGULHO DO ARROZ);
- SITOPHILUS ZEAMAIS (CARUNCHO OU GORGULHO DO MILHO);
- RHIZOPERTHA DOMINICA (BESOURO DOS CERAIS E FARINHAS);
- ORYZAEPHILUS SURINAMENSIS (BESOURO DA CEVADA);
- CRYPTOLESTES FERRUGINEUS (BESOURO DE DIVERSOS GRÃOS);
- TROGODERMA GRANARIUM (BESOURO DO ARROZ);
- LASIODERMA SERRICORNE (BICHO DO FUMO);
- SITOTROGA CEREALELLA (TRAÇA DOS CEREAIS);
- EPHESTIA ELUTELLA (TRAÇA)
- PLODIA INTERPUNCTELLA (TRAÇA)
FUMIGAÇÃO COM FOSFINA