TRAÇAS

São os insetos da ordem Thysanura, que é desprovida de asas e se alimenta de detritos (detritívoros). São encontrados vivendo nos domicílios entre papéis e roupas, dos quais se alimentam, sendo por isso, considerados como pragas caseiras. As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros.

No ambiente silvestre vivem no meio do folhiço se alimentando de folhas caídas e insetos mortos, se alimentam também de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, sendo muito comuns em residências, onde podem causar danos pelo ataque aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), roupas engomadas e tecidos de "rayon"..

O grupo das traças recebe a designação informal de Heterocera e distingue-se das borboletas pelos seguintes critérios: as antenas das traças são bastante variadas conforme a espécie, e apresentam normalmente forma de plumas; hábitos de vida noturnos ou crepusculares; metamorfose da pupa num casulo mole; coloração monótona adaptada ao modo de vida noturna, posição de repouso com as asas abertas e corpo arredondado e robusto. Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser "silverfish". As espécies encontradas nas residências têm coloração cinza prateada. Seu tamanho varia de 0,85 a 1,3 cm, dependendo da espécie e do ínstar (estágio de desenvolvimento).

Evitar acúmulo de jornais, livros e revistas velhas ou outras fontes de alimento. Selar frestas e ranhuras na estrutura, onde estes insetos podem se abrigar. Evitar a entrada de material proveniente de locais com histórico de infestação por traças (caixas de papelão, pilhas de livros, jornais, revistas, etc.). Limpar periodicamente livros e outros materiais estocados que podem servir de alimento

Quando presentes nas bibliotecas há necessidade de controle periódico (anual).

Algumas espécies de traça são importantes economicamente, quer do ponto de vista positivo ou negativo. Por outro lado, há espécies que são consideradas como pragas agrícolas e florestais. As taturanas são lagartas venenosas que provocam inúmeros acidentes no Brasil e que correspondem ao estado larval do gênero de traça Lonomia. Na escala familiar, as traças são conhecidas pelos estragos que causam ao alimentarem-se de roupa feita de lã e algodão.